quarta-feira, 24 de junho de 2009

A SAÚDE

TODO MUNDO DIZ QUE COMER VERDURAS, BEBER MUITA ÁGUA, FAZER CAMINHADA, FAZER AS OBRIGAÇÕE SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE. PARA MIM, LAVAR AS ROUPAS, DAR BANHO NAS CACHORRAS É O QUE FAZ BEM PARA A MINNHA SAÚDE. TAMBÉM GOSTO MUITO DE ARRUMAR A CASA E GOSTO DE PASSEAR. NÃO FICO SEM OS MEU REMÉDIOS.

MINHA SAÚDE

Eu gosto de sair e ficar juntinho da minha mulher fazendo carinho na mão, gosto de jogar bola, e beijar na boca. Tudo isso é importante para a minha saúde. Ao contrário disso, tomar cerveja, beber pinga e usar droga são prejudiciais para a minha saúde.

Roberto

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Passeio ao Palácio das Artes no dia 6 de junho

Fomos ao Palácio das Artes, vimos a exposição de astronomia e assistimos a VII Mostra Minas de Cinema e Vídeo.

ROBERTO GOLÇALVES ARRUDA

Poesia

Poesia de alegria
Poesia de harmonia
Quero fazer poesia todos os dia
Você minha companhia

Quero amar sem parar
Ver você no mar
E juntos cantar.


Mateus de Assis

Passeio ao Palácio das Artes

Fomos ao Palácio das Artes e vimos vários eventos. O que eu mais gostei foi o documentário Mercearias onde todo mundo compra e paga depois. Porque o comeciante considera seus fregueses como parte de sua família. Quando acontece algumas mortes os comerciantes fecham as portas para ir até o velório.

SILVANA MENDES

Libertas

No dia 06 de Junho de 2009 estivemos no Palácio das Artes. Eu assisti o filme de animação Libertas, autor Jackson Abacatu.
Um pássaro que não sabia voar, o tempo inteiro ele dizia para o outro:-Me ensina a voar porque nao sei voar. Ele ficava o tempo inteiro preso na gaiola e o outro do lado pedindo ajuda. Então o que estava do outro lado o ajudou a sair da gaiola.
O que eu aprendi com isso é que podemos ajudar uns aos outros sem prejudicar ninguém. Porque todo mundo tem direito de errar e concertar seus erros. E o pássaro que ensinou o outro a ter liberdade acabou sendo preso numa gaiola mais reforçada. E muitas das vezes as pessoas que nos ajudam a pensar não são valorizada na sociedade. E as vezes são até presas.

Maria Lucilene e Romero

PASSEIO

No dia 06 de junho fomos ao Pálacio das Artes. Lá visitamos a exposição das artes, a Mostra Minas de Cinema e Vídeo. Todos gostaram muito, apredemos coisas novas, participamos dos comentários sobre os filmes.

CARLOS

Passeio ao Palácio das Artes

NO DIA O6 DE JUNHO FORMOS AO PALÁCIO DAS ARTES. LÁ VISITAMOS A EXPOSIÇÃO DE ASTRONOMIA E A VII MOSTRA MINAS CINEMA E VÍDEO. TODOS GOSTARAM MUITO, APRENDEMOS COISAS NOVAS, PARTICPAMOS DOS COMENTÁRIOS SOBRE OS FILMES FEITOS POR KAROLINA NOSSA PROFESSORA DE LETRAMENTO DIGITAL.

ROSEMARY

ALUNOS DO CAC BARREIRO NA VII MOSTRA MINAS DE CINEMA E VÍDEO

















A VII Mostra Minas de Cinema e Vídeo foi realizada nos dias 04, 05 e 06 de junho, pelo Programa A tela e o texto, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes. No dia 06 de junho, alunos do CAC Barreiro puderam assistir a Mostra-Educação na qual foram exibidos quatro filmes. Dentre estes filmes, dois foram de animação, um de ficção e um documentário. Os alunos participaram ainda, dos comentários, apresentando opiniões sobre os filmes que tinham gostado mais.

FILMES:

  • O vento, de Sávio Leite – animação, 08min30s
  • Antes do último tango, de Erick Leite e José Ricardo da Costa Miranda Jr. – Ficção, 19min
  • Mercearias – pequenos espaços da vida, de Fábio Britto - documentário, 21min56s
  • Libertas, de Jackson Abacatu – animação, 09min40s

http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/mostraseestudosaudiovisuais_eventosrealizados_mostraminas7_notícias.html

terça-feira, 2 de junho de 2009

DESFILE DO DIA 18 DE MAIO

Participamos da passeata no dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A concentração começou na Praça Sete em Belo Horizonte e se desenvolveu pela Avenida Afonso, Augusto de Lima e Espírito Santo. Paramos o trânsito, muitas pessoas foram entrevistadas, tinha a ala das baterias tocando para animar a todos juntamente com três caminhões de som. A passeata é importante, pois mostra para a sociedade que as pessoas portadoras de sofrimento mental têm o mesmo direito que as outras pessoas, o direito de andar pelas ruas.
Kleber
Algumas falas dos alunos
Eu me senti valorizada;
As pessoas tem medo de nós;
Romero contagiou um pedestre irritado.

PARQUE DAS ÁGUAS



No dia 07 de maio aconteceu o encontro da EJA-BH no Parque das Águas. Conhecemos os colegas que escrevem cartas para nós. Foi ótimo, pois dançamos forró, lanchamos e alguns colegas deram depoimentos. Também houve brincadeiras com o palhaço Mazarope e muita diversão.

Rosemary

Parque Lagoa do Nado

No dia 16 de abril de 2009 fomos passear no Parque Lagoa do Nado. Vimos a apresentação da banda da Guarda Municipal e uma exposição de máscaras. Fomos no ônibus da prefeitura juntamente com a turma da prof. Elaine. Todos gostaram do passeio.



Lucilene

terça-feira, 24 de março de 2009

Fim de semana no Zoológico


Nosso passeio no zoológico



No dia 22 de março passeamos no zoológico. Saimos as 9:oo e chegamos as 15h.Vimos os bichos e os filhos deles . Lanchamos ao ar livre. Foi muito gostoso e conhecemos colegas novos. Andamos muito.



Romero Teixeira Siqueira


EU GOSTEI MAIS DAS PESSOAS QUE FORAM CONOSCO NO ÔNIBUS E DAS PESSOAS QUE FORAM NO ZOOLÓGICO. GOSTEI DO BISCOITO QUE GANHEI DA PROFESSORA ELAIZE E O MOTORISTA FOI MUITO BOM. DEPOIS EU FUI NO ANIVERSÁRIO DA LILIAM MINHA SOBRINHA.


ILSON
JÁ FUI AO ZOOLÓGICO

JÁ VI MACACOS, ELEFANTES, PAPAGAIOS E GIRAFAS. HÁ GRANDES ÁRVORES QUE ENFEITAM O ZOOLÓGICO. QUANDO FUI NO ZOOLÓGICO ME DIVERTI MUITO OBSERVANDO AS BRINCADEIRAS DOS ANIMAIS E AS CORES.
CARLOS

terça-feira, 17 de março de 2009

Acorda Raimundo... acorda!

Alunos assistem ao filme Acorda Raimundo...acorda!
e promovem discussão acerca dos direitos da mulher.
Sinopse:
Paulo Betti é um dono de casa, grávido, que vive oprimido por sua mulher (Eliane Giardini). Ela trabalha fora enquanto ele toma conta das crianças e da casa. Numa situação inversa, reproduz a relação machista comum entre as famílias de trabalhadores brasileiros. Baseando-se na rádionovela de José Ignácio Lopez Vigil, o vídeo mostra a mulher chegando em casa tarde, depois de tomar umas cervejas com amigas de trabalho. Enfatiza a dificuldade do dono de casa para conseguir com a mulher uns trocados para o mercado e para as necessidades das crianças. Com a participação de José Mayer (outro dono de casa) e de Zezé Motta (outra trabalhadora), o filme apresenta a realidade cotidiana de forma invertida entre os sexos. Para os homens, essa situação é apresentada como um verdadeiro pesadelo. Um pesadelo do qual homens e mulheres devem acordar.

Direçao: Alfredo Alves
Tipo: Ficçao
Formato: Vídeo (Betacam)
Ano Produçao: 1990
Origem: Brasil (RJ)
Duraçao: 16min.
Produtora: CETA-IBASE, Iser Vídeo.

quinta-feira, 12 de março de 2009



DIREITOS


Às vezes, dentro dos ônibus os nossos direitos não são respeitados, porque os trocadores não querem aceitar o transporte social. As pessoas portadoras de sofrimento mental sofrem discriminação nas ruas, são maltratados, chamados de doidos. Na nossa sociedade existem muitos tipos de discriminção, de gênero, de raça, de geração, social. Nossos direitos não estão sendo respeitados, apesar da Declaração Universal dos Direitos Humanos dizer que somos todos iguais e temos os mesmos direitos.


Texto coletivo, alunos do cac Barreiro- Projeto Eu cidadão
Direitos da Mulher
A maioria das mulheres sofrem agressão de seus maridos e sofrem muito preconceito. Muitas delas trabalham tanto fora quanto dentro de casa. Elas deveriam ter mais tempo para si.
Rosemary
Preconceito
Todos nós devemos ter direitos iguais. As mulheres, por exemplo, além de trabalharem fora de casa, cuidam de seus filhos. Elas deveriam dialogar com seus maridos para que eles ajudassem nas tarefas de casa. Isto seria um passo para acabar com o preconceito na sociedade.
Lucilene